Sobre Mim

Organizador do Congresso Mundial de Salsa do Brasil.

Diretor da Conexión Caribe Companhia de Dança.

Útimas Notícias

Assine para receber as últimas notícias

15/01/2010

Aulas em Grupo ou Particulares?

Frequentemente me perguntam qual o melhor método de aprendizado, se particiar de um grupo ou turma formada, ou fazer aulas particuares.
Na verdade, cada escolha tem suas vantagens e desvantagens. Vai depender muito dos objetivos de quem está procurando as aulas.

- Aulas em Grupo: 
Tem a vantagem da "socialização" e partcipação em um grupo social com os mesmos interesses e obejtivos que você. É ótimo para fazer novas amizades, conseguir companhia para frequentas as baladas de salsa, paquerar (porque não?) e também para trocar idéias e informações sobre gostos, músicas e outros assuntos . Mas o ritmo de aprendizado é mais lento. A atenção do professor tem que ser dividida entre os alunos  (e quanto maior a turma, mais dividida ela será), e se você for alguém com mais facilidade de aprendizado do que a maioria, vai acabar sendo obrigado a acompanhar o ritmo dos demais, que para você pode ser um pouco lento (o mesmo problema acontece se você tiver muita dificuldade: vai ter que ficar sempre "correndo atrás" do ritmo da aula, que frequentemente será mais rápido do que o seu.
Outra desvantagem, em relação às aulas particulares é a rigidez do horário. Se você não puder fazer alguma aula no horário normal da turma, só na próxima semana.

- Aulas Particulares:
A principal vantagem é ritmo de aprendizado. Com  a atenção e dedicação exclusivas do professor, o rendimento do aluno é expressivamente melhor, com um aprendizado mais consistente e uma evolução mais rápida (inclusive com o aluno ou aluna podendo optar por fazer mais de uma aula por semana). Temos também a vantagem da flexibilidade de horários, o que permite aos alunos, desde que combinado com antecedência com o professor, reorganizar horários e datas, possibilitanto um maior aproveitamento. Muito indicado a quem tem problemas de horários e agenda.  A desvantagem maior geralmente é o preço. Óbviamente paga-se mais caro pelas aulas particulares do que pelas aulas em grupo.

- Terceira Opção:
Exsite ainda uma terceira opção que mescla dos dois formatos: um pequeno grupo que se reúne e contrata o professor com exclusividade. Isso possibilita ao mesmo tempo as vantagens de um aprendizado mais rápido e eficiente (uma vez que geralmente são grupos menores do que os de uma academia), aliado à flexibilidade de horários que o grupo pode ter, e os benefícios da "socialização" , ou seja, a possibilidade de se criar um grupo para compartilhar o aprendizado e a prática de dança. Isso com um custo quase igual ao que se pagaria em uma turma regular de academia.

Como, vimos, as opções de aprendizado são várias. É só uma questão de escolher a que mais agrada e que melhor atende aos objetivos de cada um.

Fiquem à vontade para opinar e comentar suas experiências!

0 comentários:

Postar um comentário