Sobre Mim

Organizador do Congresso Mundial de Salsa do Brasil.

Diretor da Conexión Caribe Companhia de Dança.

Útimas Notícias

Assine para receber as últimas notícias

05/01/2010

Sempre Um Passo a Mais

Repetir uma fórmula comprovadamente eficaz é sempre mais fácil do que criar, arriscar e inovar. Andar por um terreno conhecido, pisando em solo familiar, com certe­za é bem mais tranqüilo e seguro do que envere­dar por caminhos novos, ou procurar novas possibilidades. Mas o que pode ser risco, inse­gurança e dificuldade, pode ser também um novo estímulo, descoberta, nova conquista.

Todos os anos, nós, da organização do Con­gresso Mundial de Salsa do Brasil, nos depara­mos com uma decisão importante a tomar: re­petir a fórmula do evento anterior, que se tor­nou familiar e se mostrou eficiente? Ou arriscar, inovar e acrescentar, criando surpresas e novi­dades?

Ano após ano, temos optado pela segunda alternativa. Pela necessidade do próprio evento em se renovar, por nossa preocupação de me­lhorar a cada edição e por vontade permanente de ir mais além, sempre. Da mudança radical de “Encontro Nacional” para “Congresso Mundi­al”, do crescimento de atrações e de público, passando pela criação da programação “Conexión Latina” (hoje transformada em mais três grandes congressos), Brasil Salsa Open, e tantas outras inovações, já se vão nove anos de uma história que continua acontecendo, e cres­cendo.

Neste ano de 2009, além da criação de um segundo campeonato de salsa, dedicado ao esti­lo “social” da dança, dos campeonatos de sam­ba, profissional e amador, e da inclusão das au­las dedicadas à dança esportiva, a grande novi­dade é a criação da Semana da Cultura Latina, estendendo a programação que gira em torno dos quatro congressos de dança (salsa, samba, zouk e tango) para uma semana de atividades com muita dança, música, e cultura.

Unindo quatro congressos internacionais de dança a outras manifestações artísticas e cultu­rais, através de parcerias com entidades, associ­ações, estabelecimentos e casas noturnas, a pro­posta da Semana da Cultura Latina é ser, além de um complemento à programação de ativida­des desses congressos, uma alternativa impor­tante de divulgação, estímulo e desenvolvimen­to da arte e cultura dos países latino-america­nos, assim como sua integração com a cultura brasileira.

Esperamos, com mais este avanço, criar uma motivação a mais para que as pessoas partici­pem, conheçam, se interessem e queiram fazer parte deste universo que cresce cada vez mais: dos praticantes e amantes da dança, em especial as latinas, e dos interessados em arte em cultura de uma maneira geral.

O caminho traçado desde o surgimento do 1º Encontro Nacional de Salsa, em 2001, conti­nua vivo e alcançando novos horizontes. O passo deste ano é bem grande. Esperamos que a energia, força e entusiasmo que têm nos acom­panhado todos esses anos, assim como a ajuda inestimável de grandes e importantes parceiros, continuem nos levando ainda mais longe, ainda mais adiante.

Em 2010, a história dessa jornada, poucos se dão conta, completa dez anos de existência. Com certeza, a meta seguinte (que já estamos preparando) será ainda maior, ainda mais espe­cial.

O limite? Deve existir... Mas esperamos estar bem longe dele, ainda.

0 comentários:

Postar um comentário